quarta-feira, 25 de julho de 2012

Meditação do Dia QUARTA, 25 DE JULHO DE 2012



Meditação do Dia

QUARTA, 25 DE JULHO DE 2012


Um 12º Passo "falhado"? 
"Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procurámos transmitir esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas actividades." Décimo Segundo Passo 
Não existe um 12º Passo "falhado". Mesmo que a pessoa com quem falámos não fique limpa, alcançámos dois objectivos: plantámos a semente da recuperação na mente de um adicto, com quem partilhámos a nossa experiência, força e esperança; e nós próprios mantivemo-nos limpos mais um dia. É raro um adicto em recuperação deixar um 12º Passo sem sentir uma profunda gratidão. Por vezes praticamos o 12º Passo sem nos apercebermos disso. Quando os nossos colegas de trabalho, ou outras amizades, conhecem um pouco da nossa história e vêem o tipo de pessoa que somos hoje, eles saberão onde ir quando tiverem um amigo ou familiar a precisar de ajuda. Nós somos por vezes a melhor atracção que NA tem para dar. Para muitos adictos o 12º Passo é a pedra-de-toque da recuperação. Acreditamos verdadeiramente que "só podemos conservar aquilo que temos se o partilharmos". O paradoxo do 12º Passo é evidente, pois é dando que recebemos. 

Só por hoje: Vou lembrar-me de que sou um exemplo vivo do 12º Passo. Não é possível "falhar" quando tento transmitir a mensagem a um outro adicto.

2 comentários:

  1. É isso aí... transmitir a mensagem é um ato de esperança e não de expectativa!

    Tento levar a mensagem de NA (e olha que eu nem sou menbro dessa irmandade, sou nar-anon) a 02anos já, a um garoto que vive pedindo dinheiro numa padaria aqui perto.
    As vezes me desanimo, pois a cada dia que passa ele se afasta mais da realidade, as vezes o encontro na guia num estado lastimavel de transe, nos dias que percebo que ele está um pouco menos insano, tento levar a mensagem a ele, talvez em vão, mas não perco as esperanças nele, outro dia ele me mostrou um cartão de NA, me encheu de esperança, olha como é a vida... Eu de um lado praticando o 12º com ele e pelo visto não sou só eu... Portanto se um dia ele se permitir ser ajudado, não será uma vitoria somente minha, ou somente do companheiro que lhe deu o cartão, será uma vitória do proprio garoto, que se permitiu ajudar...
    Menos ego e mais principios, sempre!
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  2. Cara com certeza, estou tentando fazer meu 12º passo. E essa é uma das maneiras que achei. SPH.

    ResponderExcluir